"... e ela não passava de uma mulher, inconstante e borboleta como todas"

(clarice lispector)

terça-feira, 27 de outubro de 2009

HISTÓRIA BARROCA



Após o movimento do Classicismo iniciou-se o movimento de arte BARROCO. O nome barroco originou-se da palavra espanhola BARRUECO,
vindo do português arcaico e usado pelos joalheiros, parafalar de um tipo de pérola irregular.
A arte barroca nasceu na Itália,por volta do século XVII, e não demorou a se espalhar pela Europa.Quando estava em tempos de conflitos espirituais e religiosos,onde o homem estava em constante confusão de pensamentos.

CULTISMO ou GONGORISMO – É o jogo de palavras; é o rebuscamento da forma, é a obsessão pela linguagem culta, erudita, por meio de inversão da frase (hipérbato), do uso de palavras difíceis. É o abuso no emprego de figuras de linguagem, especialmente a metáfora, a antítese e o hipérbato. O principal cultista do barroco mundial foi o espanhol Luiz de Gôngora. No Brasil, Gregório de Matos. b)

CONCEPTISMO
– É o aspecto construtivo do Barroco, voltado para o jogo das idéias e dos conceitos. É a preocupação com as associações inesperadas, seguindo um raciocínio lógico, racionalista. O principal conceptista do barroco mundial foi o espanhol Francisco de Quevedo. No Brasil, padre Antônio Vieira.)

TEOCENTRISMO x ANTROPOCENTRISMO
O rebusca-mento da arte barroca é reflexo do dilema em que vivia o homem do seiscentismo (os anos de 1600). Daí as preferências por temas opostos: espírito e matéria, perdão e pecado, bem e mal, céu e inferno. Tudo isso gerava a preocupação com a brevidade da vida (carpe diem) Os autores principais são: BENTO TEIXEIRA

Foi um poeta luso-brasileiro,É considerado o primeiro poeta do
Brasil. Bento Teixeira nasceu na cidade do Portugal. Era filho de Manuel Alvares de Barros e Lianor Rodrigues, ambos cristãos.estudou no Colégio da Bahia e que frequentou um seminário no mesmo estado, após ter vindo, com sua família, de Portugal.começou a trabalhar como professor de aritimética, gramática e língua latina.Publicada em 1601, de grande valor histórico, a obra mais famosa do e escritor é o poema épico, já citado Prosopopéia.












GREGÓRIO DE MATOS :Nascido numa família com o poder financeiro alto em comparação a época.Chamado de Boca do Inferno ou Boca de Brasa, foi um advogado e poeta do Brasil Colônia. É considerado o maior poeta barroco do Brasil em 1642 estudou no Colégio dos Jesuítas, na Bahia.Em 27 de Janeiro de 1668 teve a função de representar a Bahia nas cortes de Lisboa.Em 1679 é nomeado pelo arcebispo Gaspar Barata de Mendonça para Desembargador da Relação Eclesiástica da Bahia. Soneto de GREGÓRIO DE MATOS onde criticava a cidade da Bahia.
A cada canto um grande conselheiro.
que nos quer governar cabana, e vinha,
não sabem governar sua cozinha,
e podem governar o mundo inteiro.
Em cada porta um freqüentado olheiro,
que a vida do vizinho, e da vizinha
pesquisa, escuta, espreita, e esquadrinha,
para a levar à Praça, e ao Terreiro.
Muitos mulatos desavergonhados,
trazidos pelos pés os homens nobres,
posta nas palmas toda a picardia.
Estupendas usuras nos mercados,
todos, os que não furtam, muito pobres,
e eis aqui a cidade da Bahia.


Padre Antônio Vieira : Nascido em Lisboa, foi o primogênito de quatro filhos de Cristóvão Vieira Ravasco.António Vieira chegou à Bahia com seis anos de idade. Fez os primeiros estudos no Colégio dos Jesuítas em Salvador Ingressou na Companhia de Jesus como noviço na invasão holandesa de Salvador, refugiou-se no interior da capitania, onde se iniciou a sua vocação missionária.Um ano depois tomou os votos de castidade, pobreza e obediência, abandonando o noviciado.Após a Restauração da Independêncipendência voltou a Lisboa iniciando uma carreira diplomática,pois integrava a missão que ia ao Reino prestar obediênia .Em 1654, pouco depois de proferir o célebre "Sermão de Santo António aos Peixes"o padre António Vieira partiu para Lisboa, junto com dois companheiros, a bordo de um navio da Companhia de Comércio, carregado de açúcar. Tinha como missão defender junto ao monarca os direitos dos indígenas escravizados.
Voltou para a Europa com a morte de D. João IV, tornando-se confessor da Regente, D. Luísa de Gusmão. Com a morte de D. Afonso VI, Vieira não encontrou apoio. Seguiu para RomaEncontrou o Papa às portas da morte, mas deslumbrou a Cúria com seus discursos e sermõesDecidiu voltar outra vez para o Brasivisando à edição completa em 16 volumes dos seus Sermões.Deixou obra complexa que exprime suas opiniões políticas, sendo não propriamente um escritor e sim um orador.Existem muitas lendas sobre o padre António Vieira, incluindo a que afirma que, na juventude, a sua genialidade lhe fora concedida por Nossa Senhora.



MANUEL BOTELHO DE OLIVEIRA : Foi um advogado, político e um poeta barroco brasileiro,foi o primeiro autor nascido no Brasil a ter um livro publicado.No Brasil exerceu a advocacia e se elegeu vereador da Câmara de Salvador,tornou-se capitão-mor dos distritos de Papagaio, Rio do Peixe e Gameleira.A sua primeira obra impressa foi Hay amigo para amigo.Sua principal obra é a coletânea de poemas Música do Parnaso, escrita em 1705 e publicado em Lisboa, tornando-o o primeiro autor nascido no Brasil a ter um livro impresso.








____________________________________________________________________

PINTURA BARROCA


O estilo barroco desenvolveu-se plenamente no Brasil durante o século 18,associado à religião católica, Nas regiões enriquecidas pelo comércio de açúcar e pela mineração, encontramos igrejas com trabalhos em relevos feitos em madeira Já nas regiões onde não existia nem açúcar nem ouro, as igrejas apresentam talhas modestas e os trabalhos foram realizados por artistas menos experientes e famosos do que os que viviam nas regiões mais ricas.

A pintura barroca é uma pintura realista, concentrada nos retratos no interior das casas, nas paisagens nas naturezas mortas e nas cenas populares.Composição assimétrica, em diagonal - que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista.Realista, abrangendo todas as camadas sociais.Escolha de cenas no seu momento de maior intensidade dramática.
Destacamos o Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho .






ITÁLIA: No Barroco, o grande centro artístico da Itália foi Roma. A Igreja Católica revitalizava-se com a Contra-Reforma. Os artistas italianos eram então convocados a transformar as Escrituras em realidade perceptível aos fiéis. O conteúdo emocional intensificado e o realismo do barroco eram meios ideias para que se atingisse esse objetivo.

Entre os primeiros e mais influentes artistas que começaram a reforma sistemática do maneirismo estão os Carracci. Annibale Carracci, seu irmão Agostino e seu primo Ludovico foram os três artistas bolonheses que tiveram maior repercussão em Roma, o centro artístico mais importante da época. Annibale, famoso já em Bolonha por sua pintura em afresco.década de 1620. Alguns artistas tentaram introduzir um efeito monumental em suas obras a partir da representação de espaços ilimitados (ilusionismo). Uma das primeiras obras mestres deste pleno barroco foi a Assunção da Virgem (1625-1627) que Giovanni Lanfranco pintou na imensa cúpula da igreja de Sant’Andrea della .

ARQUITETURA BARROCA


O caráter transitório que marcou os primeiros tempos do período moderno é alvo de um amplo estudo que se esforça em considerar as permanências e transformações experimentadas neste período. A expansão marítima, o Renascimento, a descoberta do Novo Mundo, as novas religiões protestantes, a consolidação do poder monárquico integram uma gama de acontecimentos complexos que irão reverberar nas diversas instâncias de ordem social, política e econômica.
Foi nessa tendência que a arte barroca ganhou espaço e passou a inaugurar um novo período na arte européia, que já havia experimentado dos valores estabelecidos pela renascença. Na chamada arte barroca notamos uma preocupação menor com as formas e as linhas utilizadas na criação de uma pintura ou escultura. A valorização das cores e a contraposição de luzes e sombras tinham grande importância na demonstração dos gestos e estados de espírito do homem.




ITÁLIA :A arte barroca desenvolveu-se no século XVII, pois nele ocorreram mudanças que deram nova feição à Europa da Idade Moderna. A arte é vista como um meio de propagar o catolicismo e ampliar sua influência. Dentre as obras que melhor expressam preocupação da Igreja de revigorar seus princípios doutrinários está O Juízo final, que Michelangelo pintou na capela Sistina entre os anos de 1536 e 1541.
características da arquitetura Italiana:

*emocional sobre o racional

*busca de efeitos decorativos e visuais
violentos

*contrastes de luz e sombra;








ESCULTURA BARROCA

O Barroco originou uma vasta produção de estatuária sacra, disseminada por todo o litoral e em algumas regiões do interior do Brasil. As primeiras peças barrocas do país eram de importação portuguesa, e vieram com os missionárioscomeçaram a se formar escolas conventuais locais de escultura, compostas principalmente por religiosos franciscanos e beneditinos, mas com alguns artesãos laicos, que trabalhavam principalmente o barro.Outra escola nordestina importante foi a de Pernambuco, com produção de alta qualidade mas ainda pouco estudadaCom a sedimentação da cultura nacional por volta da metade do século XVIII e com a multiplicação de artífices mais capazes, nota-se um crescente refinamento nas formas e no acabamento das peças, e aparecem imagens de grande expressividade, ora quase sempre em madeira




ITÁLIA :
O gosto pelo curvilíneo, a dramaticidade e a pronunciada torção dos corpos são características que se repetem em seus primeiros trabalhos. Foi Gian Lorenzo Bernini, no entanto, quem dominou a escultura barroca em Roma. Entre seus primeiros grupos escultóricos de grandes dimensões, o Rapto de Prosérpina (1621-1622) e Apolo e Dafne (1622-1624, ambas na Galeria Borghese, Roma) mostram seu domínio da escultura em mármore, criando efeitos realistas de grande tensão dramática, fortes contrastes de luz e sombra e a ilusão ótica do jaspeado. O Êxtase de Santa Teresa (1645-1652, capela Corran, igreja de Santa Maria de la Victoria, Roma) resume a perfeição da alta teatralidade que caracteriza o barroco. Bernini foi o artista predileto dos papas, para quem realizou os projetos mais ambiciosos no Vaticano.