"... e ela não passava de uma mulher, inconstante e borboleta como todas"

(clarice lispector)

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

NEOCLÁSSICO




NEOCLASSÍSMO: É uma nova tendência estética predominou nas criações dos artistas europeus. Trata-se do Neoclassicism
que expressou os valores próprios de uma nova e fortalecida burguesia, que assumiu a direção da Sociedade européia após a Revolução Francesa e principalmente com o Império de Napoleão.
retorno ao passado, pela imitação dos modelos antigos greco-latinos;academicismo nos temas e nas técnicas, isto é, sujeição aos modelos e às regras ensinadas nas escolas ou academias de belas-artes;arte entendida como imitação da natureza, num verdadeiro culto à teoria de Aristóteles.


REPRESENTANTES


Jacques Louis David :foi o mais característico representante do Neoclassicismo. Durante alguns anos controlou a atividade artística francesa, sendo o pintor oficial da corte imperial, pintando fatos históricos ligados à vida do imperador Napoleão.






Dominique Ingres (francês, 1780-1867): Formado na oficina de David, permaneceu fiel aos postulados neoclássicos do seu mestre ao longo de toda a vida. Passou muitos anos em Roma, onde assimilou aspectos formais de Rafael e do maneirismo. Ingres sobreviveu largamente à época de predomínio do seu estilo, dado que morreu em 1867. A partir de 1830 opôs-se com veemência, da sua posição de académico, ao triunfo do romantismo pictórico representado por Delacroix.





Obras : As obras são composta de seres mitologicos arte neoclássica busca inspiração no equilíbrio e na simplicidade, bases da criação na AntiguidadeAs características marcantes são o caráter ilustrativo e literárioA arte neoclassica nasceu na Europa, nas ultimas décadas do século XVIII e nas três primeiras décadas do século XIX, foi uma reação ao barroco e ao rococó.

















PINTURA NEOCLÁSSICA
Iniciou-se durante o final do século XVIII a partir de França, como reacção aos excessos do barroco e do rococó, no contexto cultural do Iluminismo e da influência da Antiguidade Clássica, impulsionada pelas escavações das cidades da Roma Antiga, Pompeia e Herculano.a chegada da Revolução Francesa, levam a uma necessidade geral de ruptura com o passado próximo e com a sua estética associada, o barroco. Também a nova prioridade dada ao racionalismo e ao novo modo de percepção do mundo, que emerge com o Iluminismo, abala a fé religiosa e relega para segundo plano as temáticas artísticas relacionadas com o espiritual.

ARQUITETURA NEOCLÁSSICA


É o estilo arquitetônico surgido durante o neoclassicismo, movimento cultural do fim do século XVIII, identificada com a retomada da cultura clássica por parte da Europa Ocidental.A relação entre o Homem e a natureza se transformou, aumentou a capacidade humana de exercer controle sobre a natureza, por meio da técnica e houve uma mudança nas relações culturais e sociais.




ESCULTURA NEOCLÁSSICA

Na escultura neoclássica, assim como na pintura, a partir do século XIV valorizou-se novamente o equilíbrio e a beleza serena das formas clássicas, temperadas pelas características particulares de cada fase da história da Arte (Renascimento, Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, etc.).

A temática mitológica e o nu também caracterizaram as estátuas livres, grupos escultórios e relevos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário